Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROVAS E EXAMES 
-2021/2022- 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
3864458

A Terra Treme - EB Tortosendo

Dia 9 (4a feira) às 11h09 iremos todos fazer o exercício " A Escola Treme" e colocar em prática a Evacuação da Escola

- Às 11h:09m do dia 09 de novembro irá tocar a campainha (1 toque) e todos os alunos irão adotar os “3 gestos que salvam”: Baixar, Proteger e Aguardar;

- Este exercício demora apenas alguns minutos, mas é de extrema importância para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente a catástrofes;

- A Proteção Civil Municipal dinamiza a iniciativa na EB do Tortosendo promovendo um exercício de evacuação (3 Toques) e uma demonstração de meios com os agentes de proteção civil municipal.

-Para a evacuação o Delegado de turma será o que "abre a fila" e o professor  o que "encerra a fila" e fecha a porta; Caso algum professor preveja faltar nesse dia agradecíamos nos informasse antecipadamente para podermos assegurar o exercício com a sua turma;

- Os Funcionários devem verificar as partes comuns assegurando-se de que ninguém fica para trás;

- Devem deixar todos os pertences na sala e ir sempre em fila e em fila permanecer, até ao campo de jogos de baixo ( caso chova apenas se deslocam até ao exterior de cada pavilhão);

- Quando a evacuação terminar as turmas serão convidadas a visitar os diferentes meios envolvidos neste exercício;

- Prevê-se que esta atividade termine às 12h.

 

Passeio a Juzbado e Almenara de Tormes (Espanha)

Professores e Auxiliares da Ação Educativa do AEFHP em passeio a Juzbado e Almenara de Tormes (Espanha)

Passeio de professores e auxiliares da ação educativa do AEFHP aconteceu no passado dia 20 de outubro. O evento, inserido no âmbito da iniciativa de acolhimento dos novos Professores, Assistentes Técnicos e Operacionais, teve organização conjunta do Projeto Giesta/AEFHP e da Direção do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto.

Foi no dia da cidade da Covilhã, 20 de outubro, que um grupo de professores, assistentes técnicos e operacionais do AEFHP, no âmbito da iniciativa de acolhimentos dos novos professores, se deslocou em visita/passeio a Juzbado e Almenara de Tormes - Província de Salamanca (Espanha).

Na visita/passeio os elementos do AEFHP puderam usufruir do projeto “Juzbado Libro Abierto”, que tem como objetivo anuar literatura e natureza, assim como promover a leitura ao vincular a mesma a espaços de "estar" e de "pasar", visitar o Centro Botânico de Juzbado, passear pelo “pueblo” e realizar uma caminhada no “Centro de Iniciativas Ambientales”, um santuário natural de 30 hectares em Almenara de Tornes onde foi possível observar o trabalho de artistas consagrados num caminho emocionante de formas escultóricas, versos botânicos e pintura conceitual. Antes do regresso à Cova da Beira, a visita/passeio terminou no Museu das Paisagens do Tormes.

A visita/passeio a Juzbado e Almenara de Tormes teve organização conjunta do projeto Giesta/AEFHP e da Direção do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto.

Jogo da Champions- F.C.Porto/Bayer Leverkusen

No dia 4 de outubro, alunos do Curso Profissional de Técnico/a de Desporto, do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, acompanhados pelos professores Ana Monteiro, Fábio Cruz, Filipe Ramalho, João Guerra e Nuno Miranda, realizaram uma visita de estudo ao Porto que incluiu assistir ao jogo entre o F.C.Porto e o Bayer Leverkusen a contar para a Champions League da UEFA.
Pela especificidade do curso, os alunos foram colocados face a uma aprendizagem direta e real, fora do contexto de sala de aula, estimulando o seu interesse pelos conteúdos programáticos, promovendo a interligação entre a escola e o meio e tornando os conhecimentos das atividades físicas e desportivas mais significativos.

Jogo Champions- F.C.Porto/Bayer Leverkusen de Portal AEFPH

O Cérebro e a Felicidade

DAC 8º ano Insetos no PNSE

Padlet de Publicação de trabalho sobre insetos, 8º ano: Ciências Naturais e Geografia. 

Os alunos conheceram o PNSE, através do Geopark Estrela, jogaram Insetos em Ordem e fotografaram insetos, que encontraram ... pesquisaram dados sobre eles.

Publicaram as suas observações no iNaturalist e no Padlet apresentaram as suas pesquisas.

 

Criado com o Padlet

e-Heitoríadas 2022

Já está disponível o 1º questionário (25 perguntas de escolha múltipla).

Testa os teus conhecimentos desportivos e desafia os teus Pais/EE e Amigos!

Hiperligação para o questionário:

https://forms.gle/kDrqiecWGgBDAhKH8

 

 

Ruas que Brincam

Escola EB1 Largo da Feira, no dia 23 de maio participou no evento “Dia Nacional da Segurança Infantil”. Este projeto visou sensibilizar a necessidade da criação de mais espaços seguros para as crianças, tendo a oportunidade de utilizar esse espaço livremente e em segurança.

 

Clicar na Imagem

“Mind the Mind” – to Combat the Stigma of Mental Disorders”

Dia 18, 19, 25 e 26 os alunos da Escola Secundária Frei Heitor Pinto assistiram a um Workshop sobre “Saúde Mental”, dinamizado por (ex) alunos voluntários do Curso de Psicologia da Universidade da Beira Interior (UBI).

Este workshop insere-se no âmbito da campanha “Mind the Mind” – to Combat the Stigma of Mental Disorders”. Esta campanha da EFPSA (Federação Europeia de Associações de Estudantes de Psicologia), é um projeto sem fins lucrativos, que funciona através de equipas de estudantes de psicologia (voluntários) e cobre, até ao momento, 19 países europeus. A Coordenadora da Campanha, na Covilhã, é a Dra. Joana Campos (Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior).

Otilia Oliveira

“Mind the Mind” – to Combat the Stigma of Mental Disorders” de Portal AEFPH

Semana da Leitura e Dia Mundial da Língua Portuguesa

Foi na Semana da Leitura, de 2 a 6 de maio, que professoras e alunos da Escola Secundária Frei Heitor Pinto desenvolveram múltiplas atividades e trabalhos no âmbito das disciplinas de: Português, Literatura Portuguesa, Português Língua Não Materna (PLNM) e Português funcional, contando com a participação das turmas: 7.°A, 7.ºB, 8.ºA, 8.ºB, 10°A, 10.ºB, 10.ºC, 10.ºD, 11.ºB, 11.ºC e 11.ºD, 12.ºB e 12.ºD.  Para além das atividades registadas em fotografia, os alunos participaram, na Biblioteca da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, com a escrita de poemas, enunciados, versos; com o fomento de debates sobre a relevância da proclamação do Dia Mundial da Língua Portuguesa pela UNESCO; com a declamação de poemas e outras leituras expressivas. Também em diversas turmas, as alunas do 12.ºB, Sofia Sá e Maria Antunes fizeram apresentações orais das suas respetivas leituras literárias.

O trabalho desenvolvido contou com a orientação e supervisão das Professoras: Catarina Sousa, Conceição Vide, Dina Mendonça, Maximina André, Teresa Guerra e Virgínia Gomes.

 

 

 

Dia da Criança - 2022

Famílias Novos Desafios Inclusão

 

 

Uma escola para aprender a aprender a ser!