Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
4556582

ETwinning: Matemática e Programação - relação com dois sentidos

 

A turma PI4, do 2º ano do curso profissional de Programador de Informática, no âmbito da disciplina de Programação e Sistemas Distribuídos, participou no projeto eTwinning, “Matemática e Programação - relação com dois sentidos”, fundado pela professora Anabela Rocha.

O sucesso do projeto teve como alicerces a cooperação entre as diversas disciplinas do currículo da turma e a colaboração com outras escolas. Os professores do Conselho de Turma: Benilde Fidalgo (Português), Rita Moreira (Inglês), Ana Tavares (Matemática), Sandra Lourenço (CIAAS), Lina Ferreira (Redes) e os docentes Paulo Jorge (Grupo de Informática) e José Pedro Fernandes (Grupo de Educação Física) deram um apoio relevante a esta iniciativa, sempre que solicitados, ao nível do tratamento de textos, imagens e disponibilização da turma para as reuniões online.

Projeto eTwinning teve, também, a colaboração de turmas pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão, Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), Agrupamento de Escolas de Vilela (Paredes), Zespół Szkół nr 6 w Tychach (Tychy, Polónia) e Büyükmandıra Anadolu Lisesi (Babaeski, Turquia).  No entanto, a diferença de fuso horário (escola da Turquia) e o horário escolar das disciplinas envolvidas não permitiu o contacto com mais frequência entre todos, situação que se lamenta.

O projeto tinha como objetivos proporcionar, aos alunos, experiências e práticas de aprendizagem direcionadas para o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da Matemática e Programação. Além do contacto com outras realidades, pretendeu-se com esta iniciativa, melhorar a aquisição de aptidões relacionadas com a resolução de problemas reais, a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipa. Esta dinâmica facultou uma aprendizagem, da Matemática e da Programação, mais lúdica, associada à socialização e colaboração entre alunos, e evidenciando a forte conexão existente entre estas duas áreas do saber.




 “In theory, there is no difference between theory and practice. But, in practice, there is.” – Manfred Eigen

A professora Anabela Rocha

 


 

 

 

Uma escola para aprender a aprender a ser!