Autenticação
Estatística do portal
- Ver visitas de Artigos
- 5005653
Projeto Escolas Associadas da UNESCO
O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde novembro de 2015. O nosso Projeto, “Igualdade na Diversidade”, pretende atuar de forma sistemática no processo de educação em Direitos Humanos visando a construção de uma cultura da Paz, uma vez que vai contribuir para que a escola não seja apenas transmissora de conhecimentos, mas também transmissora de valores morais através de atitudes que mostrem o reconhecimento da pluralidade e da alteridade, o respeito e a valorização da diversidade e a igualdade de oportunidades. Estes objetivos vão ao encontro dos quatro pilares de educação da UNESCO (Delors): «aprender a fazer, a ser, a conhecer e a viver juntos». |
Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais atividades para alcançar este objetivo. A UNESCO tem o compromisso de possuir uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, o direito à educação, desempenhando um papel de qualidade no desenvolvimento humano, social e económico. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 9.700 estabelecimentos de ensino espalhados em 180 Estados-membros, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors. |
Últimas notícias
- Contratação de Escola - Grupo 230
- Estoicismo para Epicuristas Procrastinadores
- Contratação de Escola - Grupo 530- Horário 41
- Abertura de Concurso Técnico Especializado - Terapeuta Ocupacional / Reabilitação Psicomotora - 24/25
- Contratação de Escola - Grupo 100 - Horário 14
- Receção aos Alunos e Encarregados de Educação - Ano Letivo 2024/2025