Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 Gave  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

 

moodle

 

     

 

 

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
1661731

 

        Assim sendo, partimos da Covilhã às oito horas, tendo chegado ao destino por volta das onze horas, tendo começado, logo de seguida, por realizar – se a visita à Adega Mayor, correspondente a um notável projeto de arquitetura contemporânea da autoria de Siza Vieira. Aí tivemos a possibilidade de aprender um pouco mais acerca do processo de produção vinícola, bem como da sua importância para o desenvolvimento da economia regional e nacional. Podemos ainda aferir que, pela sua localização, esta Adega ocupa um lugar privilegiado no que diz respeito ao enoturismo, sendo de referir que as principais castas cultivadas são a Trincadeira, a Aragonês e a Touriga Nacional.

     Por volta do meio dia, visitámos outra empresa do grupo em apreço - a Qampo -, antiga cooperativa, onde tivemos a oportunidade de ver de perto o processo de conservação, embalagem e rotulagem de azeitonas ( com destaque para Galega Nacional ), tremoços e pickles.

      Depois do almoço, dirigimo-nos ao Centro de Ciência do Café. Aí tivemos a oportunidade de degustar café (como aliás não podia deixar de ser). De seguida visualizamos alguns documentários referentes à história do café, ao processo de produção (desde a chegada à fábrica até à embalagem), bem como ao contrabando praticado nos anos 50 do século passado. Por fim, realizamos uma visita guiada onde nos foram apresentados vários factos interessantes, assim como artefactos históricos ligados ao café.

     Com esta visita reconhecemos a importância do Grupo Delta na fixação de postos de trabalho e no desenvolvimento da economia de uma região do interior do nosso  país, assim como, no contributo do grupo em questão para a afirmação de Portugal no contexto mundial.

   O regresso à Covilhã ocorreu por volta das vinte horas, podendo concluir – se que todos os participantes saíram mais enriquecidos com esta iniciativa do grupo de geografia.

 Texto da autoria dos alunos do 11ºCF: Francisco Coimbra; João Cardoso e Rodrigo Pires, com a supervisão do professor António Lages.