Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
4494665

Projeto Escolas Associadas da UNESCO

 

O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde novembro de 2015.

O nosso Projeto, “Igualdade na Diversidade”, pretende atuar de forma sistemática no processo de educação em Direitos Humanos visando a construção de uma cultura da Paz, uma vez que vai contribuir para que a escola não seja apenas transmissora de conhecimentos, mas também transmissora de valores morais através de atitudes que mostrem o reconhecimento da pluralidade e da alteridade, o respeito e a valorização da diversidade e a igualdade de oportunidades. Estes objetivos vão ao encontro dos quatro pilares de educação da UNESCO (Delors): «aprender a fazer, a ser, a conhecer e a viver juntos». 

Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais atividades para alcançar este objetivo. A UNESCO tem o compromisso de possuir uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, o direito à educação, desempenhando um papel de qualidade no desenvolvimento humano, social e económico.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 9.700 estabelecimentos de ensino espalhados em 180 Estados-membros, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.

 

Dia Internacional da Paz: 

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

 

Dia Mundial do professor: 

Ensinar em Liberdade, Capacitar Professores

Uma escola para aprender a aprender a ser!