Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
5036870

Agrupamento Frei Heitor Pinto ganha prémio nacional promovido pela UNESCO

 

O ano de 2018 encerra o centenário da I Guerra Mundial. O armistício foi em Novembro de 1918 e, se vale a pena comemorar as guerras, é apenas com a intenção de que elas sejam uma lição motivadora para a paz. Nas guerras todos perdem e, se há pretensos vencedores, estes são apenas os que menos perderam. No caso das guerras, trata-se de soberania, porque as perdas humanas e materiais serão, por vezes maiores. Foi o caso da I Guerra Mundial. Portugal, na lista dos vencedores, perdeu imenso: milhares de mortos e perdas materiais incalculáveis que lançaram o país numa espiral de crise económica, social e de subsistência até, que acabaria por ter como consequência o derrube da I República.

            A Rede de Escolas Associadas da UNESCO lançou, com objetivos de fazer pensar sobre a paz, o concurso comemorativo do centenário da I Guerra Mundial. Os concorrentes do ensino secundário, da turma de Humanidades do 12º E, Jéssica Goulão e Pedro Baptista, da Frei Heitor Pinto, na modalidade de fotografia, foram os vencedores. A fotografia concorrente e premiada, a nível nacional é do monumento ao soldado desconhecido da Covilhã, sito no jardim Público de S. Francisco.

            No dia 18 do corrente mês de maio, receberam o prémio no Museu Militar de Lisboa, nas Caves Manuelinas, juntamente com os vencedores dos restantes graus de ensino, em diferentes modalidades. Seguiu-se uma proveitosa visita guiada a este museu, dedicado ao tema geral da guerra, ao longo dos diversos períodos da nossa História. A acompanhá-los esteve o professor de História, Casimiro Santos que coordenou e orientou o concurso na Frei Heitor Pinto.

Professor Casimiro L. Santos

 

Uma escola para aprender a aprender a ser!