Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
5009983

Visita de estudo ao Gerês

 

No dia 16 de Março de 2012 realizou-se uma visita de estudo ao Parque Nacional da Peneda – Gerês, a qual se inclui no âmbito das iniciativas inseridas no plano anual de atividades da nossa escola, da responsabilidade do departamento de ciências sociais e humanas.

A visita em questão destinou-se a alunos das três turmas do 9º ano, para além de alunos das turmas C e E do 10º ano, tendo sido organizador o professor António Lages e co – organizadores os professores Isabel Nogueira e Ricardo Fidalgo.

Os pontos altos da visita prendem-se com a ida ao museu etnográfico de Vilarinho das Furnas, no qual, para além de uma apresentação, em suporte áudio – visual, das caraterísticas multifacetadas do parque nacional em apreço, foi também possível fazer uma viagem no tempo. Na verdade, a partir do contacto “in – loco” com exposições demonstrativas da cultura, das tradições, dos hábitos, dos costumes, bem como dos ecossistemas locais, todos os participantes ficaram em condições de melhor conhecer e compreender os modos de vida das populações ancestrais.

O culminar da visita culminou com um percurso pedestre ( com duração de duas horas e uma extensão de seis quilómetros ), intitulado: “ a aventura do sarilhão “. Nesse percurso todos os participantes tiveram a possibilidade real de interagir com a natureza e de fruir da beleza natural e paisagística da mais importante reserva natural do país.

Perante o exposto, não restam dúvidas de que os principais objetivos da visita foram plenamente conseguidos. Assim, por um lado, consolidaram – se conhecimentos ( fazendo-se a ponte entre a escola e o meio ), ministrados no âmbito dos programas de Geeografia e História e, por outro lado, deu-se um grande contributo para a sensibilização dos jovens no sentido do respeito e preservação do património natural.

Sem dúvida, num mundo cada vez mais desregrado por força das más práticas humanas, em que os desequilíbrios ambientais ameaçam a qualidade de vida e o bem – estar de todos, importa acarinhar iniciativas deste género que promovam a educação ambiental e a sustentabilidade do nosso planeta, bem como das gerações vindouras.

Uma escola para aprender a aprender a ser!