Autenticação
Estatística do portal
- Ver visitas de Artigos
- 4558146
Aula Aberta
Dia da Mulher
Projeto de eTwinning "Tell Me Another Story" quer marcar a data do Dia da Mulher com poesia e originalidade.
"Vimos por este meio convidar-vos a honrar esse dia com uma pequena gravação de uma leitura de um trecho de uma obra, de uma peça de teatro, de um poema para celebrar a/as Mulher/es. Os textos poderão ser da vossa autoria. Nós damo-vos asas.
O objetivo seria juntar estas pequenas gravações e divulgá-las na nossa página (Tell Me Another Story).
Pedíamos que endereçassem os vossos trabalhos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até dia 6 de março para depois podermos proceder à construção da publicação.
@etwinningpt @covilha_municipio @atcovilha @biblio.tortosendo
Auditorias Ambientais 2020-2021 das escolas do AEFHP: EBTortosendo e ESFreiHeitorPinto.
A equipa do Programa Eco-Escolas agradece a colaboração dos professores de informática na aplicação do inquérito junto dos alunos, EBT e ESFHP, e à Prof. Bibliotecária Sílvia Melchior pelo processo de publicação dos resultados.Auditoria Ambiental 2020_2021Link EBTortosendo
Erasmus +
Comemoração da Floresta Autóctone
No dia ensolarado de 14 de janeiro, pela manhã, parecendo primavera, os alunos das turmas do 5º AT, 5º BT, 7º AT e 7ºBT da EB Tortosendo, alternadamente, comemoraram, de forma participativa, a Floresta Autóctone. Após uma espera do dia adequado, este sempre nasceu! De forma segura, os alunos abriram os buracos no solo, colocaram a árvore, voltaram a colocar a terra, regaram e decoraram, protegeram com pedras, em volta, fazendo todo processo de plantação. Todos participaram e nas diferentes atividades. “Por mim, passava o dia todo a fazer isto!”, diziam os alunos mais entusiasmados! | |
As árvores/arbustos plantados foram castanheiros, Castanea sativa, e azevinhos, Arbutus unedo, e foram oferta da Queiró. Os espaços de plantação foram previamente definidos, de forma a permitir o crescimento, espaçado, das plantas e facilitar o seu sucesso de desenvolvimento.
|
|
Contribuímos assim para um clima mais ameno, espaço escolar colorido, com biodiversidade e rico em frutos, também! As árvores, para além do oxigénio que nos fornecem, pela fotossíntese, amenizam o clima, tanto pela sombra e barreira ao vento, que fazem, bem como pelo vapor de água que libertam e pelo favorecimento da infiltração da água no solo. São ainda habitat para uma variedade de seres vivos e, finalmente, ainda nos oferecem cor e frutos! Vamos acompanhar o seu crescimento e proteger o seu desenvolvimento, cuidamos delas, para que elas possam… cuidar de nós também! |
Erasmus + The Shapes of Water
Em situação de pandemia, para dar continuidade à realização do projeto Erasmus+ ‑ The Shapes of Water, tem-se optado por fazer reuniões online com professores e alunos de outros países. Ontem, dia 29 de janeiro, pelas 15:30, reuniram os alunos portugueses com os finlandeses. |
|
|
Um mundo sem abelhas…
Mesmo confinados… no dia 26 de maio, aprendemos um pouco mais sobre as abelhas e o modo como elas “fazem andar” o nosso mundo… oferecendo-nos todo um mundo de alimento, muito para lá do mel! Concluímos… não seria possível o nosso mundo, sem abelhas!! Agradecemos ao Investigador Henrique Azevedo Pereira, PhD Biology pela universidade de Aveiro, Laboratório Soil Ecology and Ecotoxicology do Departamento de Ciências da Vida na universidade de Coimbra, a partilha e divulgação de uma pequena parte dos seus estudos, connosco! A turma do 6ºCT foi a “sortuda” nesta oportunidade de “Palestra/Sessão à distância” promovida pelo programa Eco-Escolas de Tortosendo! No inquérito final preenchido, de avaliação da atividade… os comentários foram: “ Aprendi muitas coisas… temos que evitar usar produtos que matem as abelhas!... temos de plantar flores que produzam pólen, para ajudar as abelhas! … não as podemos deixar matar!!”
As Coordenadoras Eco-Escolas : Cristina Pereira e Marina Calheiros |
Tarde na Horta
A cultura regenerativa é sucessora da sustentabilidade
A atividade “Tarde na horta biológica” decorreu no Ourondinho e destinou-se a alunos com medidas adicionais do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, sendo os mesmos acompanhados por docentes de Educação Especial.
Os alunos identificaram os vários legumes semeados e plantados na horta
de plantaram árvores frutíferas.
Ainda houve tempo para visitar a ribeira. Esta atividade pretendeu despertar o gosto pela agricultura de subsistência, promover a sustentabilidade alimentar e dar a conhecer atividades da vida diária. O transporte foi cedido pela Câmara Municipal da Covilhã.
Posteriormente, na biblioteca da escola, os alunos realizaram fichas de trabalho sobre esta agradável saída de campo.
Com a crise ambiental e social em aceleração, a cultura regenerativa coloca-se como sucessora da sustentabilidade. A sustentabilidade procura desacelerar a degradação, fazendo escolhas com o menor impacto ecológico e reutilizando recursos em vez de explorar o planeta. Mas os sistemas regenerativos procuram colocar de volta o que foi retirado e reverter a tendência do aquecimento global.
e-Heitoríadas
|
Já estão "no ar" as primeiras e-Heitoríadas.
e-HEITORÍADAS 2020 REGULAMENTO/INFORMAÇÕES: - A prova tem o formato "Google Forms"; -Os links de acesso à prova (um para alunos e outro para Pais/EE, Professores e Auxiliares da Ação Educativa) serão disponibilizadas nas páginas do facebook e instagram do AEFHP; - A "competição" arranca às 10h e o prazo para submissão da prova encerra às 20h; - Será declarado vencedor quem obtiver melhor pontuação; - Em caso de igualdade pontual, o desempate é feito tendo em consideração a hora de submissão da prova (quem submeteu mais cedo terá vantagem) - Perguntas com três graus de dificuldade (fácil - 1 ponto, médio - 2 pontos, difícil - 3 pontos); - Modalidades coletivas e individuais, Jogos Olímpicos, Ética Desportiva e Curiosidades do Desporto serão temas que encontrarás durante a prova; - Diploma de participação para todos os participantes; - Classificação geral e classificações por ciclos de ensino/escola; - Classificação geral para Pais/Encarregados de Educação e Auxiliares da Ação Educativa; - Qualquer situação não prevista no presente regulamento será resolvida pela organização.
Participem!
|
13 prémios obtidos, pelos alunos do AEFHP, no concurso da CIM-BSE e CEI-Eduardo
Os alunos do AEFHP foram os grandes vencedores do concurso “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro”, levado a cabo pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e CEI-Eduardo Lourenço. Foi atribuído o Prémio "Escolas" a duas escolas do nosso agrupamento, 1º e 3º lugares, respetivamente, à Escola -Secundária Frei Heitor Pinto e Escola Básica 2/3 de Tortosendo. Parabéns a todos os envolvidos! Segue a lista de todos os outros prémios e menções honrosas obtidos no concurso: Vencedor Geral (Prémio do Júri):“Um imaginário glocal” – de Leonor Conceição Madeira, Alexandre Ferreira Duarte e Adriana Mendes Inácio (Escola Básica 2/3 de Tortosendo – Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto) Escalão 2 – 2º Ciclo Escalão 4 – Secundário Menções HonrosasEscalão 1 – 1º Ciclo Escalão 3 – 3º Ciclo Tema 2. ” Escrita, literatura e território: trabalhos de expressão literária”Escalão 1 – 1º Ciclo Escalão 3 – 3º Ciclo Escalão 4 – Secundário Tema 3. “Arte e território: trabalhos de expressão artística”Escalão 1 – 1º Ciclo Escalão 2 – 2º Ciclo Menções HonrosasEscalão 1 – 1º Ciclo Escalão 3 – 3º Ciclo |
Atividades da turma do curso profissional TAF
Os alunos da turma do Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Farmácia estão a produzir solução antisséptica de base alcoólica para utilização nas escolas do agrupamento. |