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DIA DO LIVRO PORTUGUÊS: AULA ABERTA 8CF
No âmbito das comemorações do Dia do Livro Português, que se celebra a 26 de março, da Semana da Leitura e do Clube de Leitura online, a turma de 8°CF e a sua Professora de Português, voltam a abrir a sua aula a outra autora Covilhanense, Dra Marta Duarte, Psicóloga de formação, para uma entrevista coletiva, sobre a sua mais recente obra de literatura infantojuvenil, "O Planeta da Galochas".
Este livro, em verso, ilustrado também por uma covilhanense, Madalena Sena, a Professora Rogélia Proença
(Colaboradora BE AEFHP)
Lugares e espaços na Cova da Beira
Mural Digital - Semana da Leitura
https://padlet.com/bibliotecaebtortosendo2/402o3h8oh7549mkh
Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias
“As ideias são como as cerejas”, mas a curiosidade também…
Quanto mais se vai descobrindo, mais dúvidas vão surgindo, em busca de novas respostas... e, na Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, também as questões, experiências e soluções vão florescendo umas após as outras, ao longo das quatro estações do ano.
Fruto de uma parceria estabelecida entre a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Câmara Municipal do Fundão, o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, o Fab Lab Aldeias de Xisto, produtores locais, escolas e outros parceiros empresariais, a Quinta Ciência Viva possibilita novas oportunidades de fruição turística sustentável do património local, em torno do principal recurso natural endógeno da região, a cereja.
A programação online da Quinta Ciência Viva, encontra-se divulgada
no website da Quinta, que convido desde já a explorar.
A referida programação inclui iniciativas gratuitas dirigidas à comunidade escolar:
Encontros com o Cientista para alunos – https://www.cienciaviva.pt/quintascienciaviva/promove-alunos.php
Ações de formação para professores – https://www.cienciaviva.pt/quintascienciaviva/promove-professores.php
… assim como iniciativas para o público em geral (produtores locais, empresários, empreendedores e comunidade local):
Oficina temática (workshop), Café de Ciência (webinar) e Encontro com o Cientista – https://www.cienciaviva.pt/quintascienciaviva/promove-publico.php
Aula Aberta
Dia da Mulher
Projeto de eTwinning "Tell Me Another Story" quer marcar a data do Dia da Mulher com poesia e originalidade.
"Vimos por este meio convidar-vos a honrar esse dia com uma pequena gravação de uma leitura de um trecho de uma obra, de uma peça de teatro, de um poema para celebrar a/as Mulher/es. Os textos poderão ser da vossa autoria. Nós damo-vos asas.
O objetivo seria juntar estas pequenas gravações e divulgá-las na nossa página (Tell Me Another Story).
Pedíamos que endereçassem os vossos trabalhos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até dia 6 de março para depois podermos proceder à construção da publicação.
@etwinningpt @covilha_municipio @atcovilha @biblio.tortosendo
Comemoração da Floresta Autóctone
No dia ensolarado de 14 de janeiro, pela manhã, parecendo primavera, os alunos das turmas do 5º AT, 5º BT, 7º AT e 7ºBT da EB Tortosendo, alternadamente, comemoraram, de forma participativa, a Floresta Autóctone. Após uma espera do dia adequado, este sempre nasceu! De forma segura, os alunos abriram os buracos no solo, colocaram a árvore, voltaram a colocar a terra, regaram e decoraram, protegeram com pedras, em volta, fazendo todo processo de plantação. Todos participaram e nas diferentes atividades. “Por mim, passava o dia todo a fazer isto!”, diziam os alunos mais entusiasmados! | |
As árvores/arbustos plantados foram castanheiros, Castanea sativa, e azevinhos, Arbutus unedo, e foram oferta da Queiró. Os espaços de plantação foram previamente definidos, de forma a permitir o crescimento, espaçado, das plantas e facilitar o seu sucesso de desenvolvimento.
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Contribuímos assim para um clima mais ameno, espaço escolar colorido, com biodiversidade e rico em frutos, também! As árvores, para além do oxigénio que nos fornecem, pela fotossíntese, amenizam o clima, tanto pela sombra e barreira ao vento, que fazem, bem como pelo vapor de água que libertam e pelo favorecimento da infiltração da água no solo. São ainda habitat para uma variedade de seres vivos e, finalmente, ainda nos oferecem cor e frutos! Vamos acompanhar o seu crescimento e proteger o seu desenvolvimento, cuidamos delas, para que elas possam… cuidar de nós também! |
Auditorias Ambientais 2020-2021 das escolas do AEFHP: EBTortosendo e ESFreiHeitorPinto.
A equipa do Programa Eco-Escolas agradece a colaboração dos professores de informática na aplicação do inquérito junto dos alunos, EBT e ESFHP, e à Prof. Bibliotecária Sílvia Melchior pelo processo de publicação dos resultados.Auditoria Ambiental 2020_2021Link EBTortosendo
Erasmus + The Shapes of Water
Em situação de pandemia, para dar continuidade à realização do projeto Erasmus+ ‑ The Shapes of Water, tem-se optado por fazer reuniões online com professores e alunos de outros países. Ontem, dia 29 de janeiro, pelas 15:30, reuniram os alunos portugueses com os finlandeses. |
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Erasmus +
Tarde na Horta
A cultura regenerativa é sucessora da sustentabilidade
A atividade “Tarde na horta biológica” decorreu no Ourondinho e destinou-se a alunos com medidas adicionais do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, sendo os mesmos acompanhados por docentes de Educação Especial.
Os alunos identificaram os vários legumes semeados e plantados na horta
de plantaram árvores frutíferas.
Ainda houve tempo para visitar a ribeira. Esta atividade pretendeu despertar o gosto pela agricultura de subsistência, promover a sustentabilidade alimentar e dar a conhecer atividades da vida diária. O transporte foi cedido pela Câmara Municipal da Covilhã.
Posteriormente, na biblioteca da escola, os alunos realizaram fichas de trabalho sobre esta agradável saída de campo.
Com a crise ambiental e social em aceleração, a cultura regenerativa coloca-se como sucessora da sustentabilidade. A sustentabilidade procura desacelerar a degradação, fazendo escolhas com o menor impacto ecológico e reutilizando recursos em vez de explorar o planeta. Mas os sistemas regenerativos procuram colocar de volta o que foi retirado e reverter a tendência do aquecimento global.