Autenticação
Estatística do portal
- Ver visitas de Artigos
- 4507243
Aula Laboratorial - MEBE4
Quem Ama Protege
Incontornável, nas aulas de Área de Integração nas turmas MEBE3/TAF1/PI4, a referência ao Pacto Climático de Glasgow - COP 26e outros documentos sobre o tema, uma vez que a unidade temática lecionada é: Homem-Natureza - Uma Relação Sustentável.
Espreitando o sítio da ONU ficamos a saber que a: “A COP 26 é a maior cimeira sobre o clima organizada pelas Nações Unidas, contando com cerca de 50.000 participantes tanto em pessoa como virtualmente, dos quais 120 são chefes de Estado e de Governo e os restantes milhares são participantes, milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos e jornalistas reunidos fora do plenário principal para acompanhar os acontecimentos”.
Os tempos são de emergência e os objetivos da COP são os seguintes: 1. Assegurar a neutralidade carbónica global até meados do século XXI e manter o aumento da temperatura média abaixo dos 1,5ºC 2. Assegurar a adaptação para proteger comunidades e habitats naturais. 3. Assegurar a mobilização do financiamento, 4. Cooperar para enfrentar os desafios da crise climática.
Da reflexão sobre um cenário de emergência, alarme e extrema preocupação nas aulas de Área de integração em todas as suas vertentes, da necessidade de tomar medidas nasceu a exposição no átrio do corredor que dá acesso à sala de professores – O COLAPSO DA BIODIVERSIDADE/QUEM AMA PRESERVA E PROTEGE.
Nesta exposição podemos conhecer alguns animais e plantas em extinção, devido ao recuo dos seus habitats, causado pelas alterações climáticas, pela necessidade de desflorestação para ceder a espaços agrícolas e empreendimentos habitacionais, à sua captura indiscriminada e sem regras. A taxa atual de extinção das espécies é muito preocupante e tende a acelerar nos próximos anos, numa escala sem precedentes.
Não somos alheios à ideia de que um ecossistema se equilibra na sua diversidade, sendo a sua vitalidade dependente das espécies que os constituem, a extinção de uma espécie leva à extinção de muitas outras. Até quando a espécie humana sobreviverá caso não e mitigue toda esta tendência de extinção? Cada vez mais faz sentido “Consciencializar o ser humano para que ele se sinta como mais um entre os demais seres vivos é vital para que possamos preservar o patrimônio mais precioso que temos no planeta, que é a biodiversidade da qual somos parte.”
Aprendemos na escola a conhecer e a respeitar a natureza, a nossa consciência ambiental também se forma na necessidade de percebermos o tanto que é necessário fazer para salvar o planeta.
Professora: Ana Maria Monteiro
Projeto ERASMUS - Shapes of Water
Na semana de 15 a 19 de novembro, decorreu a mobilidade em Portugal do projeto Erasmus, "Shapes of Water", coordenado pela Professora Teresa Guerra. Foi uma semana cheia de atividades didáticas e recreativas muito enriquecedoras. Estiveram na Escola Frei Heitor Pinto alunos da Finlândia, República Checa, Açores e Islândia que trabalharam conjuntamente, empenhados em promover um ensino de excelência.
Apresentação dos Livros Histórias da Ajudaris
No âmbito das comemorações do dia do Voluntário (5 de dezembro) e do Dia dos Direitos Humanos (10 de dezembro) decorrerá a Sessão de apresentação dos Livros Histórias da Ajudaris, com a responsável do Projeto, Dra Rosa Mendes, e os docentes e discentes envolvidos, no nosso AEFHP, a saber:
- no auditório da escola sede, ESFHP (10:15) e no auditório da EB 2/3 Tortosendo, dia 6 de dezembro (16:00).
Pelo oitavo ano consecutivo, histórias escritas pelos nossos alunos, sob coordenação dos docentes voluntários, são publicadas com intuito solidário, através deste meritório Projeto de Leitura, Escrita e Solidariedade, que envolve já mais de 40 mil voluntários a nível nacional. A venda dos livros reverte para a ajuda de crianças carenciadas apoiadass pela instituição.
"Pequenos gestos, grandes corações!".
A Coordenadora de Oficina de Leitura e Escrita, Rogélia Proença
1º Ciclo
No âmbito da disciplina de Português, surge este Mural para divulgação das atividades relacionadas com a Leitura e a Escrita desenvolvidas pelos alunos do 1ºciclo do AEFHP (Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto).
Vamos aproximar as nossas escolinhas umas das outras com a partilha dos seus textos e outros trabalhos como um incentivo à criatividade e gosto pela Escrita e pela nossa língua.
Estejam atentos às nossas publicações!
Esperemos que gostem!1º ciclo AEFHP
EB1 Paul
EB1 Unhais da Serra
EB1 S. Jorge da Beira
EB1 Barroca Grande
EB1 Cortes do Meio
EB1 Coutada
EB1 Peso
EB1 Vales do Rio
EB1 Dominguizo
EB1 Largo da Feira
EB1 Montes Hermínios
EB1-JI S. Jorge da Beira
Concurso/exposição de Vulcões - Escola Básica nº 2 do Paul
Perigo!
Vulcões em erupção!!
Os bomba-relógio.
Decorreu do dia 10 a 21 de maio a exposição/concurso de vulcões, na biblioteca da Escola Básica nº 2 do Paul, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e sob coordenação da professora Paula Almeida. Os modelos dos cones vulcânicos foram construídos pelos alunos do 7ºAP e 7ºBP. Registe-se a pronta adesão e o entusiasmo colocado na execução dos trabalhos por parte dos seus autores. Os prémios foram entregues no dia 23 de junho. Os alunos premiados: 1º Classificado – Matilde Gonçalves – 7ºBP 2º Classificado – Matilde Antunes – 7ºBP 3º Classificado – Martim Antunes – 7º BP PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS PELA PARTICIPAÇÃO!
|
||
OBRIGADO A TODOS OS QUE VISITARAM A EXPOSIÇÃO E CONTRIBUÍRAM PARA A ELEIÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS!
|
||
|
||
|
EXPOSIÇÃO de ROBÔS com materiais reciclados
Integrados na atividade da disciplina de T.I.C. do 6ºAno, lecionada pela prof.ª Magda Gonçalves, mais concretamente na unidade de "Introdução aos ambientes de programação (Plataforma UBBU)", os alunos aplicaram a sua criatividade na elaboração de Robôs com materiais reciclados.
Os trabalhos expostos correspondem aos alunos do 6ºBP
|
|
DAC - Carta aos munícipes
No âmbito do projeto DAC, os alunos elaboraram uma carta na disciplina de português a fim de esta ser enviada para a Câmara da Covilhã no sentido de promover nos munícipes a responsabilidade de sustentabilidade. A carta escolhida pelos professores responsáveis do projeto, foi a do 8.ºCF, a mesma foi enviada para a vereadora Regina, do pelouro da cultura, educação entre outros.
|
Ler a carta... |
|
Hastear da bandeira Eco-Escolas 2019/2020
O hastear da bandeira Eco-Escolas 2019/2020, feito pelas coordenadoras do projeto, professoras Cristina Pereira e Ângela Calheiros e pelo coordenador de estabelecimento professor João Ferrinho, acompanhado por um belíssimo momento musical da responsabilidade dos alunos professora Paula Ramos, 6ºA.
Esta atividade só foi possível devido à colaboração da Junta de Freguesia do Tortosendo que arranjaram o sistema do mastro que se havia estragado.
As coordenadoras do Programa agradecem o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, sem o qual, nada disto seria possível!"
|
|
|
Trabalhos das turmas: 5º AT, 5º BT e 6º CT
Apresentação de alguns trabalhos realizados pelos(as) alunos(as) das turmas 5º AT, 5º BT e 6º CT, nas disciplinas de Português e de Cidadania e Desenvolvimento
|
|||||||||
|
|||||||||
De seguida apresenta-se vídeo que recebeu o primeiro prémio do Concurso Multimédia "Gente rebelde", promovido pela Coolabora.
|
|||||||||
|