Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 Gave  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

 

moodle

 

     

 

 

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
1445075

Visita de estudo ao Parque Nacional da Peneda - Gerês

 

 

   É o único Parque Nacional em território Português, situando - se no extremo noroeste de Portugal, na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. O seu perímetro territorial abrange todo o vasto território florestal que se estende desde a Serra da Peneda até a Serra do Gerês, daí a sua designação, englobando ainda a Serra do Soajo e a Serra Amarela.

 

   Posto isto, é de referir que inicialmente os alunos visitaram o Museu Etnográfico do Campo de Gerês onde na primeira sala do museu se inteiraram da análise topográfica da via romana da Geira; na segunda observaram os métodos de construção, onde tiveram o devido conhecimento acerca  dos processos de extração de pedras e da edificação das vias e das pontes; na terceira, subordinada à temática: “ a Viajar na Geira”, o grupo de alunos ficou a conhecer o espólio romano de restaurantes, hotéis, termas, mercados e postos de combustíveis; por fim, na quarta sala entenderam, de modo interativo, a paisagem e a sua evolução desde a idade do ferro à idade romana, bem como a diversidade biológica existente  ( corços, garranos, lobos, aves de rapina…) e a fauna da região ( pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais ).

 

   Após a abordagem geral acerca das particularidades da região, os alunos foram desafiados a realizar um percurso pedestre pelos campos da “ Geira ”, a partir do qual tiveram a oportunidade de observar “ in loco “ as temáticas expostas no museu e perceber de uma forma mais genuína as formas de vida e de relevo existentes. Para além disso desfrutaram de uma esplêndida vista ao chegar a barragem de Caniçada onde está submersa a aldeia de Vilarinho de Furnas.

   Concluímos que esta visita de estudo, foi bastante enriquecedora, permitindo aos alunos um conhecimento mais profundo do noroeste de Portugal, consolidando conteúdos programáticos das disciplinas de geografia e de economia,  já para não falar do lado lúdico que a viagem proporcionou a todos os participantes.

   Os alunos: Bruna Fonseca e Ricardo Rocha