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Visita de estudo ao Gerês

 

No dia 16 de Março de 2012 realizou-se uma visita de estudo ao Parque Nacional da Peneda – Gerês, a qual se inclui no âmbito das iniciativas inseridas no plano anual de atividades da nossa escola, da responsabilidade do departamento de ciências sociais e humanas.

A visita em questão destinou-se a alunos das três turmas do 9º ano, para além de alunos das turmas C e E do 10º ano, tendo sido organizador o professor António Lages e co – organizadores os professores Isabel Nogueira e Ricardo Fidalgo.

Os pontos altos da visita prendem-se com a ida ao museu etnográfico de Vilarinho das Furnas, no qual, para além de uma apresentação, em suporte áudio – visual, das caraterísticas multifacetadas do parque nacional em apreço, foi também possível fazer uma viagem no tempo. Na verdade, a partir do contacto “in – loco” com exposições demonstrativas da cultura, das tradições, dos hábitos, dos costumes, bem como dos ecossistemas locais, todos os participantes ficaram em condições de melhor conhecer e compreender os modos de vida das populações ancestrais.

O culminar da visita culminou com um percurso pedestre ( com duração de duas horas e uma extensão de seis quilómetros ), intitulado: “ a aventura do sarilhão “. Nesse percurso todos os participantes tiveram a possibilidade real de interagir com a natureza e de fruir da beleza natural e paisagística da mais importante reserva natural do país.

Perante o exposto, não restam dúvidas de que os principais objetivos da visita foram plenamente conseguidos. Assim, por um lado, consolidaram – se conhecimentos ( fazendo-se a ponte entre a escola e o meio ), ministrados no âmbito dos programas de Geeografia e História e, por outro lado, deu-se um grande contributo para a sensibilização dos jovens no sentido do respeito e preservação do património natural.

Sem dúvida, num mundo cada vez mais desregrado por força das más práticas humanas, em que os desequilíbrios ambientais ameaçam a qualidade de vida e o bem – estar de todos, importa acarinhar iniciativas deste género que promovam a educação ambiental e a sustentabilidade do nosso planeta, bem como das gerações vindouras.

Uma escola para aprender a aprender a ser!