Ligações externas

 Câmara Municipal da Covilhã  Moodle
 Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação Direcção Regional de Direcção do Centro 
 IAVE  APEE.ESFHP
Sites de Interesse

      

  moodle   

 

 

 

 

 

Autenticação

Estatística do portal

Ver visitas de Artigos
4544602
Qui.
25
Nov.

Quem Ama Protege

 

Incontornável, nas aulas de Área de Integração nas turmas MEBE3/TAF1/PI4, a referência ao Pacto Climático de Glasgow - COP 26e outros documentos sobre o tema, uma vez que a unidade temática lecionada é: Homem-Natureza - Uma Relação Sustentável.

Espreitando o sítio da ONU ficamos a saber que a: “A COP 26 é a maior cimeira sobre o clima organizada pelas Nações Unidas, contando com cerca de 50.000 participantes tanto em pessoa como virtualmente, dos quais 120 são chefes de Estado e de Governo e os restantes milhares são participantes, milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos e jornalistas reunidos fora do plenário principal para acompanhar os acontecimentos”.

Os tempos são de emergência e os objetivos da COP são os seguintes: 1. Assegurar a neutralidade carbónica global até meados do século XXI e manter o aumento da temperatura média abaixo dos 1,5ºC 2. Assegurar a adaptação para proteger comunidades e habitats naturais. 3. Assegurar a mobilização do financiamento, 4. Cooperar para enfrentar os desafios da crise climática. 

Da reflexão sobre um cenário de emergência, alarme e extrema preocupação nas aulas de Área de integração em todas as suas vertentes, da necessidade de tomar medidas nasceu a exposição no átrio do corredor que dá acesso à sala de professores – O COLAPSO DA BIODIVERSIDADE/QUEM AMA PRESERVA E PROTEGE. 

Nesta exposição podemos conhecer alguns animais e plantas em extinção, devido ao recuo dos seus habitats, causado pelas alterações climáticas, pela necessidade de desflorestação para ceder a espaços agrícolas e empreendimentos habitacionais, à sua captura indiscriminada e sem regras. A taxa atual de extinção das espécies é muito preocupante e tende a acelerar nos próximos anos, numa escala sem precedentes. 

Não somos alheios à ideia de que um ecossistema se equilibra na sua diversidade, sendo a sua vitalidade dependente das espécies que os constituem, a extinção de uma espécie leva à extinção de muitas outras.  Até quando a espécie humana sobreviverá caso não e mitigue toda esta tendência de extinção? Cada vez mais faz sentido “Consciencializar o ser humano para que ele se sinta como mais um entre os demais seres vivos é vital para que possamos preservar o patrimônio mais precioso que temos no planeta, que é a biodiversidade da qual somos parte.”

Aprendemos na escola a conhecer e a respeitar a natureza, a nossa consciência ambiental também se forma na necessidade de percebermos o tanto que é necessário fazer para salvar o planeta.

 

Professora: Ana Maria Monteiro

 

Uma escola para aprender a aprender a ser!